• Érika Motta

Sintomas depressivos na terceira idade

Atualizado: 27 de out.

A depressão é uma patologia que pode ser classificada como um transtorno de humor, que atualmente atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). Portanto fique de olho em alguns sintomas que podem dar indícios de que o idoso pode estar vivenciando um processo depressivo e também a formas de prevenir a depressão na terceira idade.


Sinais característicos da depressão em idosos:

  • Alterações rápidas de humor;

  • Estado de humor de tristeza profunda;

  • Choro sem motivo aparente;

  • Queixas de dores pelo corpo ou de cabeça;

  • Estado de desânimo, falta de energia, vigor e cansaço generalizado;

  • Alterações no hábito de sono, que pode ser observado como excesso de sono ou insônia,

  • Alterações no comportamento alimentar, como perda ou excesso de apetite;

  • Perda de interesse em atividades que anteriormente eram focos de interesse ou prazer.

Esses são alertas para um possível estado de humor depressivo.


Formas de prevenção a depressão na terceira idade estão vinculadas a pratica de atividades físicas, hábito alimentar saudável, convívio com familiares e amigos, prática de atividades lúdicas e recreativas.


A depressão está associada às dificuldades resultantes das mudanças do envelhecimento. Além da perda da autonomia, problemas ligados às funções cognitivas e quadros demenciais devem ser considerados. Também é preciso considerar as limitações geradas pelas doenças físicas ou incapacitantes.

A depressão em idosos costuma se desenvolver em pacientes cujo histórico já apresentou quadros depressivos anteriores. Quando não são tratados corretamente, os desequilíbrios emocionais tendem a piorar outras doenças, sobretudo aquelas consideradas crônicas, como o diabetes e a pressão alta.


Mesmo que os sintomas da depressão desafiem os profissionais de saúde, existem diferentes alternativas de controle dessa doença. A boa notícia é que as respostas das terapias costumam trazer resultados satisfatórios, desde que se escolha bons profissionais.


Para mais detalhes sobre como prevenir a depressão em idosos, leia nosso artigo "Setembro Amarelo". (https://www.saidrio.com/post/setembro-amarelo)


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo