• Érika Motta

Mês do Outubro Rosa - Conscientização do Câncer de Mama




A história do Outubro Rosa

No início da década de 90 foi criado o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa. O símbolo foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), que atualmente acontece todo ano.


O objetivo principal do Outubro Rosa é alertar e conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Mais recentemente a campanha também tem alertado sobre o câncer de colo do útero.


No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama foram instituídas por lei federal apenas em 2018, mas acontecem desde 2002 e a primeira iniciativa, foi em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.


A SAID como empresa de saúde, que tem um quadro de colaboradores composto em sua maioria por mulheres, se preocupa com a conscientização e prevenção do câncer de mama. Através de campanhas realizadas em nossa sede, durante os cursos para capacitação de nossas cuidadoras, a empresa realiza ações informativas e didáticas, com o objetivo de tornar naturalizada a cultura do autocuidado.


FIQUE ATENTA

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

  • caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

  • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

  • alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas);


PREVENÇÃO

Em se tratando da prevenção do câncer, uma alimentação equilibrada e saudável, exercícios físicos, evitar o tabagismo e a ingestão de álcool contribui para afastar o risco da doença em qualquer fase da vida.


As pessoas acima dos 60 anos de idade devem também manter uma agenda regular de exames preventivos para detectar possíveis casos o mais cedo possível. Os exames regulares são essenciais na prevenção do câncer entre as pessoas de idade mais avançada e o exame da mamografia, que visa a detecção do câncer de mama, é recomendado realizar avaliações ainda antes da terceira idade, por volta dos 40 anos.

Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Médicos especialistas da área ressaltaram que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia!


EM HOMENS

Homens também podem ter câncer de mama, já que têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena. Exatamente por ser raro que a recomendação para a mamografia de rotina em homens é inexistente, a não ser que cheguem ao médico com alguma queixa na mama.


Então é necessário que os homens também aproveitem o Outubro Rosa para se conscientizar sobre a doença e prestar atenção aos seus corpos, ao primeiro sinal de um caroço na mama e alterações no mamilo, é bom agendar uma consulta com um mastologista.


Existe muita desinformação sobre o assunto, compartilhe com outras pessoas este artigo e ajude a conscientizar através das informações certas.


Até a próxima!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo