• SAID RIO

A Importância da Cuidadora de Idosos

Atualizado: 29 de ago.

O envelhecimento populacional brasileiro vem se acentuando consideravelmente, gerando impactos nas diversas formas de se prestar cuidados ao grupo idoso. Um fenômeno a se destacar é o crescimento da população "mais idosa", considerada acima de 80 anos, trazendo como consequência alterações na própria composição etária dentro do grupo de idosos. Isso gera cada vez mais um quadro de sobrevivência de idosos na dependência de pessoas para suprirem suas incapacidades. Daí a importância dos cuidadores de idosos no contexto familiar desta população.


O cuidador de idosos atua na prevenção de doenças, mantendo a higiene pessoal da pessoa idosa em dia, realizando a troca de fraldas nos horários corretos, afastando o risco de infecções urinárias tão comuns na terceira idade e que trazem fortes complicações aos idosos.


Um cuidador bem capacitado administra as medicações de acordo com os horários prescritos pelos médicos, fazendo com que o assistido tenha os sinais vitais em constante equilíbrio, além disso ele organiza os horários da alimentação do paciente para que as refeições sejam realizadas com o intervalo correto, em busca de uma boa nutrição.


Além disso, um cuidador oferta amor, carinho e atenção durante as horas do dia que a família precisa sair para realizar suas atividades, assim o idoso encontra mais que um verdadeiro amigo que está sempre pronto para lhe ajudar.


Por

Paulo César Costa dos Santos

Fisioterapeuta do grupo SAID.



Cuidadora e paciente sorrindo
A importância dos cuidadores de idosos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo_1_edited.png