• SAID RIO

A importância da prática de atividades físicas para idosos

O envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida que implica a regressão das capacidades físicas e outras transformações que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio em que vive. Algumas doenças são manifestas na vida dos idosos, como a perda da força muscular, a diminuição da densidade óssea, o aumento da gordura corporal, a diminuição da função vital dos pulmões, a elevação da pressão arterial, entre outras. Todas estas alterações acarretam desequilíbrios no organismo, deixando o idoso cada vez mais enfraquecido, podendo assim diminui sua expectativa de vida. Sendo assim, o exercício físico para idosos pode fazer a diferença quando falamos em qualidade de vida e autonomia da pessoa idosa.


A prática de atividade física para idosos está associada à longevidade e ao menor risco de morbilidade. Os exercícios físicos para terceira idade podem estar associados à prevenção de doenças crónicas cardiovasculares, prevenção de quedas, autonomia para tarefas do dia-a-dia.


O exercício físico para idosos, tal como para qualquer outro tipo de população, deve ser prescrito de acordo com as suas limitações, características biológicas, capacidades do indivíduo por um profissional com conhecimentos técnicos. No entanto, por regra, esta população apresenta mais fatores de risco, aos quais o profissional de intervenção da área deverá ter especial atenção.


Nossa equipe SAID é altamente especializada em cuidado da pessoa idosa e está pronta para que a saúde e qualidade de vida do idoso seja significativamente preservada, aumentando a segurança na rotina do paciente.


Idoso fazendo flexão
Idoso praticando exercícios


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo_1_edited.png